David Fincher

Um dos meus realizadores favoritos lançou um filme novo. Então lembrei-me de deixar como sugestões os filmes dele. Para quem ainda não viu, aqui está a lista obrigatória de filmes a ver:

Seven – 1995

Seven - Os Sete Crimes Capitais
Género: Policial/Suspense
Sinopse: Dois policiais, um jovem e impetuoso (Brad Pitt) e o outro maduro e prestes a se aposentar (Morgan Freeman), são encarregados de uma periogosa investigação: encontrar um serial killer que mata as pessoas seguindo a ordem dos sete pecados capitais.
Opinião: Eu não gosto de filmes de investigação, mas este é bastante particular, tem um bom conteúdo e muita acção. Final fantástico.

Fight Club – 1999

Clube da Luta
Género: Suspense/Drama
Sinopse: Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.
Opinião: Um filme que explora uma ideia bem diferente, que vale bem a pena assistir.

Panic Room – 2002

O Quarto do Pânico

Género: Suspense/ Policial/ Drama
Sinopse: Meg Altman (Jodie Foster) é uma mulher recém-separada que é surpreendida com a invasão de sua casa por três homens estranhos. Logo ela e sua filha Sarah (Kristen Stewart) vão para um quarto secreto, construído especialmente para situações de emergência. De dentro do quarto Meg espiona o que está ocorrendo em sua casa através de um circuito fechado de tv, mas logo ela passa a enfrentar pequenos problemas dentro e fora de seu refúgio, principalmente porque aquilo que os homens estão procurando está justamente no quarto onde Meg e Sarah estão.
Opinião: Fiquei colada a todo o filme, ansiosa para saber como iam conseguir safar-se da situação. Um filme obrigatório.

Zodiac – 2007

Zodíaco

Género: Suspense
Sinopse: 1º de agosto de 1969. Três cartas diferentes chegam aos jornais San Francisco Chronicle, San Francisco Examiner e Vallejo Times-Herald, enviadas pelo mesmo remetente. A carta enviada ao Chronicle trazia a confissão de um assassino e as três juntas formavam um código que supostamente revelaria a identidade do criminoso. O assassino exigia que as cartas fossem publicadas, caso contrário mais pessoas morreriam. Um casal de Salinas consegue decodificar a mensagem, mas é Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), um tímido cartunista, quem descobre sua intenção oculta: uma referência ao filme “Zaroff, o Caçador de Vidas” (1932). Os assassinatos e as cartas se sucedem, provocando pânico na população de San Francisco.
Opinião: Mais um filme bem intrigante, que nos deixa cativados e curiosos.

The Curious Case of Benjamin Button – 2008

O Curioso Caso de Benjamin Button

Género: Drama/ Fantasia/ Romance
Sinpse: Nova Orleans, 1918. Benjamin Button (Brad Pitt) nasceu de forma incomum, com a aparência e doenças de uma pessoa em torno dos oitenta anos mesmo sendo um bebê. Ao invés de envelhecer com o passar do tempo, Button rejuvenesce. Quando ainda criança ele conhece Daisy (Cate Blanchett), da mesma idade que ele, por quem se apaixona. É preciso esperar que Daisy cresça, tornando-se uma mulher, e que Benjamin rejuvenesça para que, quando tiverem idades parecidas, possam enfim se envolver.
Opinião: Para mim, o melhor filme de Fincher, é um filme pesado, triste, que nos envolve imenso com os personagens. Muito intenso.

The Social Network – 2010

A Rede Social

Género: Drama
Sinopse:Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.
Opinião: É um filme interessante, com um começo mais aborrecido, mas que desenrola com o tempo.

Gone Girl – 204

Garota Exemplar

Género: Suspense
Sinopse: Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.
Estou ansiosa para ver este filme nos cinemas no próximo domingo, se tudo correr bem.

Já viste algum deles? Que achaste?

Fonte das sinopses:
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-13892/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-21189/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-29202/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-59320/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-57060/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-147912/
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-217882/

26 thoughts on “David Fincher

  1. Simplesmente AMO David Fincher. Ele (junto com Christopher Nolan) é meu diretor favorito!
    Ainda não assisti ‘A Rede Social’, mas todos os outros já estão na galeria de filmes favoritos!

    Adorei o post!
    beijos

    Gostar

  2. Minha Cara, fico feliz de ver a referência ao Zodiac. Foi um filme notável que quase todos condenaram e tentaram obstruir. O que aliás obrigou o Fincher a mudar o seu rumo (excepção a Seven), deixando o tipo de argumentos que melhor sabe desenvolver. Na altura, o caso Zodiac ainda mexia com muita gente, muitos dos verdadeiros envolvidos na história, ainda vivos, quiseram proibir o filme. Tentaram por todos os meios que Fincher ficasse longe de Holywood. É quase conseguiram.
    Como sabemos nos EUA os crimes de sangue não prescrevem, e como o próprio filme conta, todo aquele processo foi duvidoso e os dois jornalistas que o trabalharam, denunciaram como puderam a forma irregular e corrupta que envolvia aquele caso.
    Nos anos 90 tive a estranha oportunidade de encontrar o jornalista (ilustrador e desenhador), o único dos jornalistas que sobreviveu ao caso, na feira internacional do livro de Veneza, onde estava a acompanhar a representação da minha editora, tinha publicado o meu terceiro livro há pouco tempo, e ele estava a apresentar um livro dele, uma compilação de crónicas no New York Times.
    Quase por milagre consegui falar com ele (já tinha lido o livro dele, em que se baseia o filme) e tentei perguntar-lhe sobre o caso. E a única coisa que respondeu foi: «Com esse trabalho perdi a minha mulher, a infância do meu filho, o meu melhor amigo, e o gosto de ser jornalista, espero não ter de perder a velhice por ter dito a verdade.»…

    Gostar

    • Não sabia que o Fincher tinha passado por tamanho problema só por causa de querer fazer um filme sobre este tema. Felizmente, ele continua a fazer filmes. Se calhar, deveriam ter esperado mais uns anos para lançar o livro e o filme…alguns livros não são publicados logo, os autores esperam que todos os intervenientes na história morram. Por exemplo, um dos livros de Oscar Wilde – Profundis – foi lançado muitos anos depois, e nem foi pelo prórpio. A versão completa só viu luz do dia quase 50 anos após a morte dele.
      Profissões como investigador e jornalista podem ter imensos problemas na vida pessoal…envolverem-se na vida dos outros pode dar mau resultado.
      Que coincidência o teres encontrado. Como o mundo é pequeno 🙂
      Beijocas e obrigada pela partilha 🙂

      Liked by 1 person

  3. Adoro esse diretor, portanto adorei o post. “Garota Exemplar” me surpreendeu de uma forma muito positiva. Um dos melhores filmes lançados esse ano, se não for o melhor. Seven também é bem interessante. Ainda não vi todos, que você colocou no post, mas se tem ele no meio, provavelmente é um filme muito bom.

    Liked by 1 person

Deixe um comentário